domingo, 18 de julho de 2010

Manuscritos e desenhos do escritor tcheco Franz Kafka

Franz Kafka

Manuscritos e desenhos do escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924) serão retirados das caixas-fortes do banco suíço UBS em função do litígio judicial entre os herdeiros desses documentos e as autoridades israelenses.
Na próxima segunda-feira, serão abertos quatro compartimentos de caixas-fortes do UBS em Zurique, onde se encontram há mais de 50 anos os textos e desenhos do autor de O Processo, que morreu de tuberculose em 1924, na Áustria, segundo informações publicadas pelo jornal Neue Zürcher Zeitung.
Contatado pela agência Agência France Presse, o UBS negou-se a fazer comentários — o banco não divulga informações sobre a atividade de seus clientes, segundo um porta-voz. A abertura das caixas-fortes em Zurique será realizada depois de uma operação similar em dois bancos de Tel Aviv (Israel), por ordem de um tribunal israelense.
A professora de literatura Itta Shedletzky será a primeira pessoa a ter acesso a esses documentos e deverá fazer seu inventário.
Era para queimar tudo
Franz Kafka nasceu em 1883, em Praga, que à época pertencia ao Império Austro-Húngaro, e deu instruções a seu amigo Max Brod para queimar sua obra depois de sua morte. Mas Brod não cumpriu com o pedido e, após imigrar para Tel Aviv em 1939 para escapar do nazismo, publicou os textos.
Depois, legou a sucessão da obra a sua secretária, Esther Hoffe, que, por sua vez, a legou a suas filhas. Após a morte de Esther, há três anos, suas filhas pediram às autoridades israelenses que confirmassem sua herança. Atualmente, um processo corre em Tel Aviv para estabelecer se as herdeiras podem dispor livremente ou não desta sucessão.
A Biblioteca Nacional de Israel, em Jerusalém, aproveitou a ocasião para tentar, segundo seu diretor Shmuel Har Noi, “recuperar os manuscritos de Kafka”.
FRANCE PRESSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário