terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Família Semmler

Família Semmler
Dando sequencia às publicações da série „Nós Contamos a Sua História“,  hoje um pouco da história da família Semmler, segundo relato enviado por José Carlos Semmler:
"O que sei sobre meu bisavô August Semmler é que ele nasceu em Berlim, no ano de 1840, e faleceu em Piracicaba-SP, no ano de 1906. Na Alemanha ele era fabricante de implementos agrícolas. Quando imigrou para o Brasil veio com sua esposa Emilia Artus e trouxe alguns filhos ainda crianças. Depois teve outros filhos no Brasil. Meu avô Rodolfo Semmler nasceu em Berlim, no ano de 1876 e faleceu no Brasil em 1942. Ele casou-se no Brasil com Maria Izabel Ferraz, de orígem portuguesa. Até hoje não foi possível saber o navio no qual eles vieram. Nas listas de desembarque não encontramos nenhum registro.
Aqui no Brasil eles adquiriram terras na região de Piracicaba-SP, onde foram cafeicultores até 1929, quando ocorreu a crise e a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, afetando os produtores brasileiros.
A maior dificuldade que meu avô e todos os imigrantes alemães passaram aqui no Brasil foi na 2ª guerra mundial, quando o Brasil cortou as relações com a Alemanha e aliou-se aos EUA. Eles tiveram que fugir e se refugiar na mata para não serem aprisionados. No mato eles tinham que ficar em silêncio e abafar o choro das crianças. Muitos foram presos e torturados, pois passaram a ser considerados inimigos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário